Ansião situa-se no centro de Portugal, servido pelo IC8 e pela A13, beneficiando ainda da proximidade à linha ferroviária do Norte e à A1, a apenas 20 quilómetros. À mesma distância de Lisboa e do Porto, situado entre as cidades de Coimbra e Leiria, é um local demasiado perto de tudo para se evitar a visita. Esta localização central é potenciada pelas condições naturais do concelho, inserido num enorme maciço calcário que lhe confere paisagens únicas e locais muito bem preservados, permitindo a prática de diversas atividades de lazer, sobretudo caminhadas, observação de plantas e aves e passeios de bicicleta.
O concelho de Ansião combina um património natural único com aspetos monumentais e históricos que convidam à visita e à fruição de cada espaço, de cada local. Aspetos distintos e distintivos, que se estendem por todo o território. Por um lado, Ansião apresenta paisagens marcadamente beirãs, com o pinheiro bravo, o tojo e a urze a cobrirem o olhar em algumas zonas. Por outro, o maciço calcário impõe a sua lei, consubstanciada no leito intermitente do Nabão que aqui nasce, mas sobretudo em carvalhais a perder de vista, onde orquídeas selvagens, águias ou rosas selvagens se misturam com rebanhos e a erva de Santa Maria, pastagem e aroma na génese do bom queijo Rabaçal.
No verão a rocha que abunda nos terrenos é salpicada por espécies raras de flora em tons de rosa, branco e amarelo. No inverno o verde renasce em todo o seu esplendor, sendo recortado apenas pelos muros de pedra que adornam a serra e lhe dão o ar de manta de retalhos.
As boas ligações rodoviárias, a presença de equipamentos culturais e desportivos modernos, a existência de um parque empresarial de referência, uma gastronomia rica e variada, de que são exemplo o cabrito e borrego serrano, e o queijo rabaçal, são motivos indutores de qualidade de vida e um convite a uma visita relaxante.
A partir deste local (Taliscas) pode o visitante partir à descoberta destas verdadeiras testemunhas silenciosas do passado.
Desde logo, recomendamos uma visita à bonita serra do Anjo da Guarda. O moinho de vento reconstruído, memória do passado, os edifícios do ciclo do pão, abrigo de caçadores e capela, integram esta paisagem deslumbrante, numa harmonia perfeita entre a história e a natureza. O miradouro ali existente oferece uma vista panorâmica sobre o concelho e região envolvente.
Na vila de Ansião, monumentos históricos como o pelourinho, o padrão seiscentista, a ponte romana entre outros, convivem com modernos equipamentos de cultura, desporto e lazer, de que destacamos o parque verde do rio Nabão, que aqui nasce no sitio designado por “Olhos de Água”
O Complexo Monumental de Santiago da Guarda, que engloba a Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor – monumento nacional e único exemplar de arquitectura manuelina do concelho – e uma vila romana dos séculos IV e V, é outro local de visita obrigatória integrado na rota da romanização
AL 95704
Estrada dos Moinhos, nº 2776
3240 – 594 Pousaflores