fbpx

História

Construída em 1957, a casa original compreendia apenas dois pequenos quartos e uma sala (sobrado) no 1º andar, cozinha a lenha, sala de refeições e uma cave, que, simultaneamente servia de adega, onde existiu uma pequena taberna e a oficina de sapateiro, profissão do proprietário que a construiu quando casou, como era normal nesta região. Ligados à casa original existiam ainda o palheiro e os currais dos animais, próprio da época nos meios rurais, onde a agricultura ainda era o principal meio de subsistência.
Na zona envolvente da casa existia ainda uma eira, outrora utilizada para a debulha dos cereais, principalmente o milho e trigo, principais produções agrícolas e onde se realizavam as tradicionais descamisadas, seguidas de bailarico.
Em finais da década de 90 e início deste século, o atual proprietário iniciou obras de melhoramento e ampliação da casa que terminaram por volta de 2008, com a tipologia que hoje apresenta no seu interior, pois no exterior manteve-se toda a traça original.
Em 2018 decide-se colocar a mesma ao serviço do turismo, fazendo mais alguns melhoramentos ao nível de conforto interior e construindo uma pequena piscina exterior, bem como arranjos em todo o espaço envolvente.

Porquê Taliscas?

Situada no lugar de Gramatinha, freguesia de Pousaflores, concelho de Ansião, a zona onde se localiza a casa desde sempre foi conhecida como “Taliscas”, talvez devido ao facto de naquele local existirem muitas formações rochosas de calcário e de características especificas, a que os naturais se habituaram a chamar “taliscas” ou “penedos” ali bem perto. Daí o nome de “Casa das Taliscas”.